Plano de Curso (simples) – 3ª série - Ensino Médio - Língua Portuguesa.

Conteúdo Programático (grade curricular).

Gramática

1º Bimestre:
- Termos essenciais da oração.
- Termos integrantes da oração.
- Termos acessórios da oração.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
- Identificar e classificar o sujeito e o predicado.
- Reconhecer a transitividade verbal
- Classificar os termos da oração.

2ª bimestre:
- Período composto e orações coordenadas.
- Orações subordinadas.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
-Distinguir as orações coordenadas das orações subordinadas.
- Classificar as orações.

3º bimestre:
- Sintaxe e concordância.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
-Reconhecer os casos de concordância nominal e verbal.

4º bimestre:
- Sintaxe de regência.
- Crase.

Competências e habilidades a serem alcançadas ao final do curso:
-Identificar a sintaxe de alguns verbos.
- Empregar corretamente a crase.

Estratégias de ensino (adaptável pelo professor).
- Exposição oral e escrita.
- Exercícios orais e escritos.
- Leitura.

Produção Textual ( Redação).

1º Bimestre:
- Palavras imperativas.
- Parágrafo.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
- Redigir textos dissertativos ou narrativos a partir de uma temática.
-Reescrever contos alterando o foco narrativo.

2ª bimestre:
- A correspondência e suas linguagens.
- A narrativa ficcional.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
- Analisar os personagens do ponto de vista da narrativa, a temática.

3º bimestre:
- Estabelecer a diferença entre os textos objetivos e subjetivos.
- Criar textos orais e escritos (contos e romances).

Competências e habilidades a serem alcançadas:
-Reconhecer as diversas características dos textos narrativo e argumentativo.
-Analisar diferentes textos narrativos e argumentativos.

4º bimestre:
-Objetividade e subjetividade no texto argumentativo.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
-Reconhecer as características objetivas e subjetivas em variadas tipologias textuais.

Estratégias de ensino (adaptável pelo professor).
-Exposição oral e escrita.
-Exercícios orais e escritos.
-Vídeo.
-Debates.
-Leitura.
-Seminário.

Formas de avaliação (reformuláveis pelo professor).
Produção de texto (redação)
Pesquisa
Seminários
Provas e testes.
Observação diária.
Participação em aula.

Literatura.

1º Bimestre:
- A Revolução Artística do inicio do século XX.
- O século XX em Portugal e no Brasil.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
- Reconhecer as diversas características do século XX e identificar os vários autores.

2ª bimestre:
- O Pré-Modernismo no Brasil.
- Primeiro Momento Modernista no Brasil.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
- Identificar as características modernistas nos autores.

3º bimestre:
- Segundo Momento Modernista no Brasil – A poesia.
- Segundo Momento Modernista no Brasil – A prosa.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
-Reconhecer as várias características do Modernismo, diferenciando tipologia textual entre a prosa e a poesia.

4º bimestre:
- o Pós-Modernismo

Competências e habilidades a serem alcançadas:
-Identificar e classificar as características do Pós-Modernismo.

Estratégias de ensino (adaptável pelo professor).
- Exposição oral e escrita.
- Exercícios orais e escritos.
- Vídeo.
- Debates.
- Leitura.
- Seminário.

Formas de avaliação (opcionais e reformuláveis pelo professor)
- Oficinas de produção de texto (redação).
- Pesquisa.
- Seminários.
- Provas e testes.
- Participação em aula.

Temas transversais:Cidadania, ética, trabalho e saúde em diferentes culturas.

Referência bibliográfica: TERRA, Ernani - Português de olho no mundo do trabalho: volume único/ Ernani Terra, José De Nicola - São paulo - Scipione, 2004 - ( Coleção de olho no mundo do trabalho).

4 Comentários:

Anônimo disse...

parabéns pela iniciativa. Adorei a página.

Anônimo disse...

achei que aqui ia ter um modelo de um plano de aula pois naõ sei fazer. quero aprender.usando a lingua portuguesa, um tema habito de higiene. e contruir uma oficina

quedma disse...

essa pag é da hora

cerles disse...

É A PRIMEIRA VEZ QUE VENHO POR AQUI. GOSTEI E VOU RECOMENDAR.

Postar um comentário

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.

O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.

Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.

- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.

- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.

- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin

Referências bibliográficas:

Projeto Araribá: português/ obra coletiva concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Áurea Regina Kanashiro. – 1.ed – São Paulo: Moderna, 2006.Obra em 4 v. para alunos da 5ª a 8ª séries.
___________________________________
TERRA, Ernani - Português de olho no mundo do trabalho: volume único/ Ernani Terra, José De Nicola - São paulo - Scipione, 2004 - ( Coleção de olho no mundo do trabalho).

Blogagens

Meus amigos no diHITT

Comunicado sobre os créditos e autoria:

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Programas úteis. Baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br