Baixar apostilas concursos professores

Atenção professor: Quer passar em concurso público? Então baixe a
apostilas especial.

Inscrição concursos professores

 Professor: Faça sua inscrição para concursos públicos agora - Municipal, Estadual ou Federal?

Provas anteriores concursos professores

Provas anteriores para concursos de professores: Todas as disciplinas.

O que cai nos Concursos para professores

 Todas as matérias que caem.
Saiba e estude.
 

Plano de Curso (simples) – 5ª série – 6º ano - Ensino Fundamental - Lingua Portuguesa.

Aulas de Português : Conteúdo Programático (grade curricular). 1º Bimestre:

Gramática.

- Língua e linguagem
- Variedades e registro
- Substantivo
- Família de palavras (formação de palavras)
- Sinais de pontuação.

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

A ação no texto narrativo.
- Crônica
- Narrativa

A organização do enredo.
- Conto
- Lenda

2º Bimestre

Gramática.

- Flexões do substantivo
- Determinantes do substantivo
- Adjetivo
- Flexões do adjetivo
- Fonema /S/ - regras gerais – s , s, c, ç, x, xc, z, sc, sç. AQUI
- Fonema /Z/ - s , z ou x – regras gerais OSO.

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

A Descrição
- Crônica
- Narrativa – Romance de Aventura

O Diálogo
- Diálogo
- Crônica com diálogo.

3º Bimestre

Gramática.

- Artigo
-Numeral
- Pronome I
-Pronome II
- S e Z nas terminações ÊS, EZ e ESA , EZA.
- Separação de sílabas

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

O texto expositivo
- Texto expositivo
- Artigo de opinião

A argumentação
- Artigo de opinião
- Apólogo

4º Bimestre

Gramática.

- Concordância nominal.
- Verbo I
- Verbo II
- Interjeição
- Sílaba tônica
- Verbos terminados em ISAR E IZAR.

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

Recursos da linguagem poética.
- Poema
- Poema narrativo.

Imagens que narram: a linguagem dos quadrinhos.
- História em quadrinhos
- tiras de HQs.

Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, nas formas oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.

Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música

Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.

16 Comentários:

dibaden disse...

Gostaria muito poder entender o que o Estado quer que passemos aos alunos em aulas de leitura e produção de texto,pois não temos nada para nos ajudar pelo nem ao menos um plajamento como em Língua Portuguesa.Por favor oriente- me.Obrigada.
Pode me escrever >dibaden2004@yahoo.com.br.

tata paixão disse...

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

Acho que deverá ser adaptado ao CBC.

Anônimo disse...

Ótimo site! Dá uma visão geral de planejamento sem induzir esse ou aquele livro-texto (sem marketing de editoras). Obrigado! Aqui disponibilizo meu e-mail para conversas sobre aulas de inglês (principalmente) e português. Adoro dar aulas, odeio burocracia e papelada. Contact: eddie_ondo@hotmail.com

Anônimo disse...

procurem livros de Beatriz Citelli, trata sobre a leitura e produção textual... é excelente!

Anônimo disse...

quando pesso na net um plano de aula,mostarm-me um plano de curso, isso prova que as pessoas que postam isso na net nao tem noção nenhuma do que querem

Anônimo disse...

Acredito eu que todo educador seja um pesquisador gostei bastante das informações que busquei pois é muito bom quando encontramos o que buscamos principalmente para o nosso crescimento. Márcia

Anônimo disse...

Adorei!Era exatamente o que procurava, um plano de aula sem muito enfeites que acabam virando só teorias.

leticia disse...

obrigada pela ajuda

Ana maria disse...

Se vocês clocassem um modelo de plano de aula de portugues da 6 série eu ficaria feliz ,pois começei a lecionar e naõ tenho experiência.

Anônimo disse...

Ei anônimo! 1ª pessoa do presente do indicativo "peço" e não "pesso". Gostei muito do planejamento. Parabéns ao blog.

Anônimo disse...

obrigada pela ajuda!!!!
estar igual ao meu assunto do ano letivo,do colegio e curso decisao em:JOAO PESSOA

Anônimo disse...

gostaria de saber como que fasso para fazer esse curso pois estou precisando

Anônimo disse...

Gostei muito,continue assim.

Anônimo disse...

obg pela ajuda,os que reclamam do que acham aqui deveriam fazer melhor.

Anônimo disse...

minha filha está no 6° ano do fundamental em uma escola municipal em Jaboatão dos Guararapes e agora que está no adjetivo, não sabe nem o que significa explico o que entendo e o que lembro, ela não diz a prof. que não entendeu e fica sem saber e mesmo que peça e difícil que a prof. repita. péssimo os ensinamentos governamentais.

Postar um comentário

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.

O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.

Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.

- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.

- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.

- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin

Referências bibliográficas:

Projeto Araribá: português/ obra coletiva concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Áurea Regina Kanashiro. – 1.ed – São Paulo: Moderna, 2006.Obra em 4 v. para alunos da 5ª a 8ª séries.
___________________________________
TERRA, Ernani - Português de olho no mundo do trabalho: volume único/ Ernani Terra, José De Nicola - São paulo - Scipione, 2004 - ( Coleção de olho no mundo do trabalho).

Blogagens

Meus amigos no diHITT

Comunicado sobre os créditos e autoria:

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Programas úteis. Baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br