Quando usar: "Ao invés de" ou o "Em vez de"?

Ao escrever pode sugir dúvida em utilizar: Ao invés de, ou Em vez de.

Ao invés de é usado para fazer referência somente a situações opostas, contrárias, como por exemplo,:
Subir ao invés de descer.
Ir para a esquerda ao invés de ir pela direita.

Em vez de é usado em referência a substituição, isso em lugar daquilo, e também pode ser usado em situações opostas, como o "Ao invés de". Por exemplo.
Foi ao cinema em vez de ir ao baile.
Tomou sorvete em vez de almoçar.
Ele café quente em vez de frio. (aqui pode-se usar tanto "ao invés de", quanto o "em vez de".

Caso você não tenha absoluta certeza de qual deve usar, use sempre o "Em vez de", pois assim não correrá o risco de errar, já que ele pode substituir o "Ao invés de".

Pode-se escrever: Subir em vez de descer.

O artigo foi útil? Deixe seu comentário, sua pergunta, ou uma sugestão sobre que assuntos você gostaria de ver explicações aqui. ;)

1 Comentário:

Anônimo disse...

Conseguiram tirar minha dúvida. Obrigada!

Postar um comentário

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.

O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.

Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.

- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.

- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.

- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin

Referências bibliográficas:

Projeto Araribá: português/ obra coletiva concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Áurea Regina Kanashiro. – 1.ed – São Paulo: Moderna, 2006.Obra em 4 v. para alunos da 5ª a 8ª séries.
___________________________________
TERRA, Ernani - Português de olho no mundo do trabalho: volume único/ Ernani Terra, José De Nicola - São paulo - Scipione, 2004 - ( Coleção de olho no mundo do trabalho).

Blogagens

Meus amigos no diHITT

Comunicado sobre os créditos e autoria:

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Programas úteis. Baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br