Sala de aula - Texto para trabalhar pontuação.

Esse texto já circula na internet há muito tempo. Pode ser usado como exemplo em aulas sobre pontuação ou uso dos sinais diacríticos.

Um homem muito rico estava extremamente doente, agonizando. Pediu papel e caneta e escreveu, sem pontuação alguma, as seguintes palavras:

'Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres. '

Não ressistiu e se foi antes de fazer a pontuação. Ficou o dilema, quem herdaria a fortuna? Eram quatro concorrentes.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o texto:
Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3) O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga aconta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga aconta do padeiro? Nada! Dou aos pobres.

Moral da história: A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras. Nós é que fazemos sua pontuação. É isso faz toda a diferença...

(recebi por e-mail sem autoria)

O artigo foi útil? Deixe um comentário ou uma sugestão ;)

19 Comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito do texto.

Anônimo disse...

este texto é belíssimo e muito interessante para mostar pro alunado a importancia da pontuação, de forma que perceba as diferenças de sentidos quando s~e pontua de forma diferente .....Rosangela

Marlene da Silva Maia disse...

Adorei o texto. Com ele o aluno perceberá que de acordo com o pontuação surge uma nova situação. Parabéns!!!

Anônimo disse...

Muito rico para se fazer um introdução antes de aplicar o assunto de pontuação.

Anônimo disse...

Deram -me este texto quando ainda estava na primária ,e foi um dos teus que mais me cativou , é muito bom e faz com que demos valor a pontuação .

Cláudio disse...

Já conhecia este texto, mas é bastante propício para ensinar a pontuação e ver como esta pode mudar completamente o sentido de um ideia.
Parabéns pelo exemplo

Anônimo disse...

Muito bom o texto. Parabéns por partilhar uma idéia tão rica.

Anônimo disse...

Maravilhoso, pois os alunos terão um exemplo claro de como pontuar um texto de forma que eles possam passar a mensagem desejada

Anônimo disse...

Realmente, é muito interessante o assunto sugerido para o trabalho em sala de aula. Desperta a tenção dos alunos para perceber a importância de uma correta pontuação. Acrescento que todo material pesquisado deve ser analisado por quem vai utilizá-lo em uma sala de aula.
A quem idéia de divulgar estas atividades via internet, está de parabéns.

Anônimo disse...

gostei o texto so achei dificil pontuar

Anônimo disse...

o texto e bom mas e velho

Anônimo disse...

gostei muito do texto só q... é muito dificil de pontuar como diz o penutimo comentario mas fazer oq né temos q fazer esse bendito trabalho

Anônimo disse...

q aprovado q nada deixa meu texti ir p/ todos verem a verdade

Anônimo disse...

vcs sao bobocas

Anônimo disse...

Gostei muito de sua criatividade; precisamos de professores como você.............

Anônimo disse...

o texto é bom me ajudo muito

Anônimo disse...

muito interesante e legal!

Elaine disse...

Gostei muito do texto, destaca a importância da pontuação!!Parabéns

Fafá Di-ó Di-ó disse...

Este texto é perfeito para entendermos melhor a questão da pontuação correta, parabéns ao autor... perfeito.

Postar um comentário

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.

O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.

Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.

- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.

- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.

- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin

Referências bibliográficas:

Projeto Araribá: português/ obra coletiva concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Áurea Regina Kanashiro. – 1.ed – São Paulo: Moderna, 2006.Obra em 4 v. para alunos da 5ª a 8ª séries.
___________________________________
TERRA, Ernani - Português de olho no mundo do trabalho: volume único/ Ernani Terra, José De Nicola - São paulo - Scipione, 2004 - ( Coleção de olho no mundo do trabalho).

Blogagens

Meus amigos no diHITT

Comunicado sobre os créditos e autoria:

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Programas úteis. Baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br