Vamos propiciar as nossas crianças o "Prazer de ler".

Nada é mais importante para a vida escolar da criança do que ela gostar de ler. Algumas dicas para despertar o gosto pela leitura nas crianças.

Vamos combinar que "estudar" livros didáticos sem ter uma predisposição para a leitura é uma coisa muito maçante, para não dizer quase impossível.

Por isso o artigo de hoje é direcionado aos pais e também aos professores da Educação Infantil e do Primeiro Segmento do Ensino Fundamental.

Vamos despertar nas crianças o prazer da leitura, primeiro para que ela possa ter a sua disposição as várias leituras de mundo e do ser humano que se encontram nos livros e assim ampliem seus conhecimentos para a vida e para lidar com seu semelhante, e depois para que elas não encarem os livros didáticos com a mais completa aversão, dificultando sua vida escolar.

Algumas dicas que podem render bons frutos.

1 -(pais) Presenteie a criança com livros de pano, de plástico, com figuras bonitas e coloridas, mesmo antes de ela aprender a ler - deixe a criança brincar com os livros.

2 -(pais e professores) Leiam perto das crianças - quando ela perguntar algo, como o significado de uma palavra, por exemplo, mesmo sabendo a resposta, pegue um dicionário e busque ali a resposta. Mostre à criança que os livros podem oferecer respostas para muitas dúvidas.

3 - (pais e professores) Contem histórias para as crianças, sem o livro, e depois mostrem a elas que aquela história tão legal contada por você está em um livrinho, folheie o livro com elas.

4 -(pais e professores) Incentivem a criança a escrever recados e bilhetinhos.

5 -(pais) Presenteiem seus filhos com livros adequados à idade deles, e ouçam atentos quando eles contarem as histórias que leram.

Essas são só algumas dicas para formar adolescentes e adultos que se sintam bem com um livro nas mãos. Se você tiver outros métodos ou outras dicas, compartilhe conosco.

Apesar das diversas inovações educacionais, a metodologia utilizada em todas as matérias ainda passa pela leitura e pela escrita. Isso sem falar no conhecimento de mundo que é adquerido por quem tem prazer em ler.

“LER É MAIS IMPORTANTE DO QUE ESTUDAR”
"Façamos, por favor, com que nos próximos anos a escola fundamental brasileira passe a cuidar apenas de que suas crianças dominem o código vital da leitura e da escrita.Sejamos radicais: apenas ler, escrever e gostar de ler!
Uma criança de 10 anos que lê como quem respira, que gosta de ler, que lê como quem está usando mais um, além dos seus cinco sentidos, estará preparada pra receber toda a informação de que vai necessitar para enfrentar a vida." (Ziraldo)

Uma pessoa que lê por puro prazer e se deleita com um bom livro, será mais articulada e terá, sem dúvida alguma, horizontes mais amplos.

O artigo foi útil? Deixe um comentário ou uma sugestão ;)

3 Comentários:

Cleisson disse...

Olá
parabens pelo blog, acho muito legal encontrar blogs com conteúdo educativo. Tambem tenho um blog que dedico a trazer noticias relacionadas ao meio ambiente, espero sua visita. Se gostar podemos fazer parceria.
Abração!

Anônimo disse...

Levar para sala de aula diferentes tipos de livros que seja adequado a turma eles vão adorar, e se interessarem pela leitua.

simaria disse...

ola, bem legal seu blog, tenho algumas dicas pra vc em relaçao a leitura, textos que os alunos teem de memorias tambem e otimo pra despertar o gosto pela leitura e para o proprio desenvolvimento da leitura, sao textos como musicas populares, parlendas eles adoram... um beijo...

Postar um comentário

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.

O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.

Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.

- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.

- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.

- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin

Referências bibliográficas:

Projeto Araribá: português/ obra coletiva concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Áurea Regina Kanashiro. – 1.ed – São Paulo: Moderna, 2006.Obra em 4 v. para alunos da 5ª a 8ª séries.
___________________________________
TERRA, Ernani - Português de olho no mundo do trabalho: volume único/ Ernani Terra, José De Nicola - São paulo - Scipione, 2004 - ( Coleção de olho no mundo do trabalho).

Blogagens

Meus amigos no diHITT

Comunicado sobre os créditos e autoria:

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Programas úteis. Baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br