Português para o Vestibular Tudo sobre a matéria de língua portuguesa que cai no vestibular e no Enem.

Prouni: Sua bolsa Chegou a hora de entrar na Faculdade com bolsa integral! Está ao seu alcance!

Diploma do Ensino Médio Confira o que fazer para conseguir seu diploma através do Enem. Veja.

O que cai no Enem 2012 Confira todas as matérias que caem na prova do Enem.

Baixar Provas Anteriores 
Baixe as provas
anteriores do Enem para
treinar e se dar bem.

Quero Entrar
na faculdade!

Quer entrar na faculdade?
Veja como conseguir através do ENEM.

Enem Faculdades Públicas
O Sisu seleciona candidatos para faculdades federais. Veja como conseguir.

O seu resultado do Prouni
Como foi o seu Resultado?
Foi Bem? Ou precisa Melhorar?
Veja como   



Exercício de Literatura - Prova/Avaliação - 1ª série do Ensino Médio - Arcadismo.

O professor precisa elaborar exercícios atividades e avaliações para várias  séries diferentes. As falta tempo. Aqui está uma sugestão de atividade do Estilo Arcade da Literatura.





Leia o soneto abaixo. Nele, o poeta português Bocage constrói um cenário muito específico com os elementos da natureza.

Recreios campestres na companhia de Marília

Olha Marília, as flautas dos pastores
Que bem que soam, como estão cadentes!
Olha o Tejo a sorrir-se! Olha, não sentes
Os Zéfiros brincar por entre as flores?

Vê como ali beijando-se os Amores
Incitam nossos ósculos ardentes!
Ei-las de planta em planta as inocentes,
As vagas borboletas de mil cores.

Naquele arbusto o rouxinol suspira,
Ora nas folhas a abelhinha pára,
Ora nos ares sussurrando gira:

Que alegre campo! Que manhã tão clara!
Mas ah! Tudo o que vês, se eu não te vira,
Mais tristeza que a morte me causara.
(BOCAGE, Manuel M. Barbosa Du. Obras de Bocage. Porto: Lello & amp; Irmão 1968.)

1. A quem o eu lírico se dirige? ______________________________________________________________.(1,0)
2. Que convite ele faz a essa pessoa? (1,0)
_________________________________________________________________________________
3. Como a natureza é apresentada no poema? (1,0)
_________________________________________________________________________________
4. No último terceto, a caracterização da natureza funciona como argumento para convencer Marília do quanto ela é amada. Explique qual é a relação estabelecida entre a natureza e os sentimentos do eu lírico. (1,0)
__________________________________________________________________________________
5. Há, no cenário natural do soneto, uma evidente artificialidade. Como ela pode ser percebida? (1,0)
_________________________________________________________________________________

6. Em relação ao soneto lido, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: (1,0)

( ) A referência à música melodiosa feita pelos pastores é uma alusão à felicidade da vida campestre, uma das características do Arcadismo.
( ) No terceiro verso, a Natureza personificada, demonstra sua tristeza e melancolia.
( ) O eu lírico rejeita a beleza do campo e afirma preferir os sons da cidade.
( ) A natureza é descrita de forma detalhada formando assim uma paisagem perfeita e harmônica.

7. Na segunda estrofe do soneto lido, o eu-lírico: (1,0)

a. ( ) continua a descrever as belezas da paisagem campestre.
b. ( ) chama a atenção de Marília para que olhe à sua volta e veja como tudo convida o amor.
c. ( ) faz referência a figuras da mitologia grega e romana.
d. ( ) reclama que Marília não lhe dá atenção.

8. Leia atentamente o texto e responda: (1,5)

“Eu sem você Sem você, meu amor
Não tenho porquê Eu não sou ninguém
Porque sem você Ai, que saudade
Não sei nem chorar Que vontade de ver renascer
Sou chama sem luz Nossa vida
Jardim sem luar Volta, querido,
Luar sem amor Os meus braços precisam dos teus
Amor sem se dar Teus braços precisam dos meus
Ai, eu sem você Estou tão sozinha
Sou só desamor Tenho os olhos cansados de olhar
Um barco sem mar Para o além
Um campo sem flor Vem ser a vida”
(Samba em prelúdio – V. de Moraes e Baden Pawell)

a. Responda se o eu-lírico dessa canção é masculino ou feminino. Justifique com um trecho do poema.
________________________________________________________________________________
b. Com o que o eu-lírico se compara para explicar a sua tristeza em estar sem seu amor?
________________________________________________________________________________
c. Como o eu-lírico diz que se sente por não ter o ser amado?
________________________________________________________________________________

9. Analise os poemas a seguir, do poeta Tomás Antônio Gonzaga, retirados de sua obra “Marília de Dirceu”. (1,5)

LIRA XIV
[...]
Ornemos nossas testas com as flores,
e façamos de feno um brando leito;
prendamo-nos, Marília, em laço estreito,
gozemos do prazer de sãos amores.
Sobre as nossas cabeças,
sem que o possam deter, o tempo corre:
e para nós o tempo que se passa,
também, Marília, morre.

Com os anos, Marília, o gosto falta
e se entorpece o corpo já cansado;
triste, o velho cordeiro está deitado,
e o leve filho, sempre alegre, salta.
A mesma formosura
é dote que só goza a mocidade:
rugam-se as faces, o cabelo alveja,
mal chega a longa idade.

Que havemos de esperar, Marília bela?
que vão passando os florescentes dias?
as glórias que vêm tarde, já vêm frias,
e pode enfim mudar-se a nossa estrela.
Ah! não, minha Marília,
aproveite-se o tempo, antes que faça
o estrago de roubar ao corpo as forças,
e ao semblante a graça!

a. Qual a argumentação apresentada pelo eu-lírico?
_________________________________________________________________________________

b. Quais os temas desenvolvidos nessa Lira?
__________________________________________________________________________________

c. Para reforçar seus argumentos, o eu-lírico, em certo momento, utiliza-se de um exemplo da natureza, identifique-o.
__________________________________________________________________________________

d. Na visão do eu-lírico, quais efeitos nocivos podem ser associadas à passagem do tempo?
_________________________________________________________________________________

Vocabulário:
Cadentes: ritmado
Tejo: rio que corta a cidade de Lisboa, em Portugal
Zéfiros: na mitologia grega, são os ventos que sopram do Ocidente.
Incitando: provocando
Ósculos: beijos
Ei-las: Aí estão
Rouxinol: pássaro
Gira: rodopia
“se eu não te vira”: se eu não tivesse te visto

Para imprimir basta selecionar o texto e copiar  em seu Editor  de  texto. Caso deseje, pode  baixar o arquivo já salvo como .doc no WORD, isso facilita  a impressão.
Baixe  AQUI

____________________________________________________
O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão ou contribua nos enviando atividades para serem compatilhadas  com  os  colegas  por  aquis - As  atividades podem ser enviadas para o  e-mail  simplesmenteportugues@gmail.com  ;)

14 Comentários:

Simplesmente Portugues disse...

Há um COMUNICADO ao fim da página informando que a maior parte das atividades expostas aqui foi coletada na internet, onde está publicada e "pública", dificultando assim a conferência da autoria. Caso queira reclamar alguma das atividades expostas aqui, para que seja creditado seu nome junto a mesma, por favor se identifique. Pois é muito difícil, também, descobrir os autores dos comentários anônimos. para isso teria-se de fazer um rastreamento do IP e outros detalhes...

Portanto, basta se identificar que seu nome constará como "provável" autor da atividade que se encontra disponível para todos que desejem encontrá-la pela web, dificulta, repito, conferir quem é o autor real.

O Objetivo do blog é auxiliar professores, por isso tudo que esteja disponível na internet e eu ache interessante para professores usarem com suas turmas, organizarei aqui.

Anônimo disse...

gostaria que vcs enviasse as respostas das atividades, para que pudessemos conferi-las.

®egiહ Emanuel disse...

Poderiam postar as respostas?

®egiહ Emanuel disse...

Vcs poderiam postar as respostas?

Anônimo disse...

achei muito interessante essa iniciativa de vcs criarem esse recurso para que nós pofs possamos utilizar em nossas aulas.

Anônimo disse...

GOSTARIA DE PODER ESTAR ENCONTRANDO O GABARITO NO SITE , ASSIM FICO MAIS CONFIANTE SABENDO QUE ACERTEI,POIS ESTOU ESTUDANDO PARA VESTIBULAR. GRATA NEUSA

Anônimo disse...

gostaria do gabarito

Anônimo disse...

Estarei assumindo as turmas do 6º ao 9º ano de Português e Literatura 1º e 2º, como sou precipiante precisarei muito da ajuda de vocês.O material de vocês é muito bom, favor enviar as respostas de literatura e possível já postar com elas.

Anônimo disse...

Seria bem mais válido se tivesse o gabarito..

Anônimo disse...

Olá! achei ótimo o conteúdo de literatura. Por favor, mande as respostas.

Anônimo disse...

Adorei, são ótimas, podes me enviar o gabarito?

Selma disse...

Amei o exercício,mas gostaria de receber o gabarito!

Anônimo disse...

oi , favor postar sugestoes de avaliacao de literatura do 1ano EM conteudo; generos literarios ,

Anônimo disse...

e possivel op gabarito

Postar um comentário

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.

O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.

Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.

- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.

- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.

- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin

Referências bibliográficas:

Projeto Araribá: português/ obra coletiva concebida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Áurea Regina Kanashiro. – 1.ed – São Paulo: Moderna, 2006.Obra em 4 v. para alunos da 5ª a 8ª séries.
___________________________________
TERRA, Ernani - Português de olho no mundo do trabalho: volume único/ Ernani Terra, José De Nicola - São paulo - Scipione, 2004 - ( Coleção de olho no mundo do trabalho).

Blogagens

Meus amigos no diHITT

Comunicado sobre os créditos e autoria:

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria. O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web. Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria ou retirar do ar, se este for o desejo do autor.

Programas úteis. Baixe aqui!

Para ler a maioria dos editais e o Diário Oficial, é necessário ter o programa Adobe Reader instalado (programa leitor dearquivos em PDF), que é o formato em que estão vários documentos. Caso queira baixar o Adobe, que é um programa gratuito, pegue AQUI.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br