Plano de Curso (simplificado) – 1ª série do Ensino Médio - Língua Portuguesa.

Conteúdo Programático (grade curricular) do 1º ano do Ensino Médio.

Gramática
1º Bimestre:
Fonologia.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
Correta separação silábica. (Exercícios sobre separação de sílabas, ditongos, hiatos e fonemas AQUI)
Identificação dos encontros vocálicos e consonantais.

2ª bimestre:
Ortografia.


Competências e habilidades a serem alcançadas:
Correta grafia e pronuncia das palavras.

3º bimestre:
Acentuação gráfica.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
Identificar e empregar corretamente os diferentes acentos gráficos.

4º bimestre:
Estrutura e formação das palavras.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
Identificar o uso e significado dos afixos (prefixos e sufixos).

Produção Textual ( Redação).

1º Bimestre:
Leitura e reflexão: como e para quê escrever.
Linguagem e comunicação. (material para aulasobre a diferença entre língua e linguagem AQUI)

Competências e habilidades a serem alcançadas:
Produção de textos, observando a coesão e a coerência , de acordo com as regras gramaticais.

2ª bimestre:
Níveis de linguagem.

Funções da linguagem. (material para a aula sobre funções da linguagem AQUI)
-Função referencial
-Função conativa/apelativa
-Função emotiva
-Função metalinguistíca
-Função fática
-Função poética

Competências e habilidades a serem alcançadas:
Observar o uso das linguagens em diferentes situações.

3º bimestre:
A intertextualidade
As várias vozes presentes no texto.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
Reconhecer os diferentes elementos da narrativa.

4º bimestre:
O texto e sua coerência.
Coesão textual.

Competências e habilidades a serem alcançadas:
Estabelecer a diferenciação entre textos objetivos e subjetivos.

Literatura.

1º Bimestre:
A arte literária.
A linguagem literária.
Periodização das literaturas portuguesa e brasileira.

2ª bimestre:
A literatura medieval portuguesa.
O século XVI em Portugal e no Brasil.

3º bimestre:
O Barroco

4º bimestre:
O Arcadismo em Portugal e no Brasil.

Competências e habilidades a serem alcançadas ao final do curso:
A intertextualidade, a metalinguagem e a interdisciplinaridade.

Estratégias de ensino:
Leitura e interpretação de textos diversificados e exibição de vídeos.

Formas de avaliação:
Produção de texto (redação)
Pesquisa
Seminários
Provas e testes.

Temas transversais:
Cidadania, ética, trabalho e saúde em diferentes culturas.

Referência bibliográfica: TERRA, Ernani - Português de olho no mundo do trabalho: volume único/ Ernani Terra, José De Nicola - São paulo - Scipione, 2004 - ( Coleção de olho no mundo do trabalho).

3 comentários:

  1. mto obrigada eu nao sabia da existencia deste site tao rico de informações; descobri-o por acaso e achei o maximo mto bom mesmo. nolfira,mg

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, esse trabalho nos dá um grande apoio e suporte para nossas aulas, adorei!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, esse trabalho nos dá um grande apoio e suporte para nossas aulas, adorei!!!!

    ResponderExcluir

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.

O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.

Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.

- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.

- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.

- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin