Plano de Curso (básico) – 6ª série – 7º ano - Ensino Fundamental - Língua Portuguesa.
1º bimestre.
Gramática
- Revisão:
- Determinantes do substantivo
- Flexões especiais do substantivo
- Revisão
- Tempos e modos verbais
- Advérbio
- Revisão
- Pronomes possessivos, demonstrativos e de tratamento
- Pronomes indefinidos, relativos e interrogativos.
- Revisão
- Acentuação das palavras proparoxítonas
- Acentuação das palavras oxítona
- Acentuação das palavras paroxítonas.
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
A personagem no texto narrativo.
- Tira HQs ( Revisão)
- Mito ( reescritura)
O tempo no texto narrativo.
- História de Aventuras ( narrativa)
- Notícia.
2º bimestre
Gramática
- Verbo I
- Verbo II
- Verbo III
- Elementos de ligação – preposição.
- Acentuação dos monossílabos tônicos
- Acentuação do i e u nos ditongos abertos e hiatos
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
Descrição de personagem e de cenário.
- Apresentação de personagem
- Descrição de personagem
- História de Aventura.
A entrevista
- Entrevista
-Perfil.
3º bimestre
Gramática
- Elementos de ligação – conjunção
- Mudanças de Classe Gramatical
- Da morfologia para a sintaxe
- Sujeito e predicado
-Concordância verbal I
- Emprego do x e do ch
- Emprego do e ou i, e e ou ei .
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
Estrutura do texto expositivo
- Texto didático
- Artigo expositivo
Componentes básicos da argumentação
- Coluna
- Carta argumentativa.
4º bimestre
Gramática
- Tipos de sujeito
- Concordância verbal II
- Verbos de ligação
- Predicativo
- Transitividade verbal: objeto direto e indireto
- Adjunto adnominal
- Adjunto adverbial
- Emprego do o ou u, e do u , l ou o.
- Emprego do j ou g .
Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.
A imagem na poesia
- Poema I
- Poema II
Os apelos da publicidade
- Anúncio publicitário I
- Anúncio publicitário II
Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na foram oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.
Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música
Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.
26 comentários:
Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.
O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.
Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.
- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.
- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.
- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com
Gostaria de saber sobre habilidade e estratégia no palno de curso do sexto e sétimo ano de língua portuguesa.
ResponderExcluirObrigada....Liene Martins
Excelente,principalmente para quem esta começando a dar aula.
ResponderExcluirLembrando para todos que esse plano pode ser adptado na realidade das salas de aula.Já que temos discentes na 7° série q nao sabem ler.
eu queria saber mais vcs mostram pouca coisa
ResponderExcluirgostaria que o plano fosse dividido por meses
ResponderExcluirOBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES!
ResponderExcluirFORAM BASTANTE ÚTEIS.[TEM GENTE QUE ACHA POUCO]
MAIS QUE ISSO... É DAR AULA EM NOSSO
LUGAR COLEGAS!
DESDE JÁ,
UM ABRAÇO E BOM 2010!
Olá!! gostaria que vcs enviassem planos de aula de como trabalhar com obras literárias, indicando como analisar, o que cobrar dos alunos após a leitura de uma obra - romances, contos, nas séries finais do ensino fundamental II.
ResponderExcluirAdorei o site; nos ajuda muito. Parabéns!
ResponderExcluiroi este site é maravilhoso. parabens!!!!
ResponderExcluireu não gostei muito deste site, ele deichou a desejar, acho até que da pra melhorar, mas de muitos outros que eu já entrei este foi o melhor mas têm que melhorar. desde já eu agradesso a compreensão
ResponderExcluirO plano está excelente, pois, temos discentes na 6ª série que ñ sabem ler e nem escrever,aí está o plano a ser execultado em turmas assim !!!!
ResponderExcluirGOSTARIA DE MODELOS DE ATIVIDADES, COMO TRABALAR A GRÁMATICA EM SALA DE AULA CONTEXTUALIZADA.
ResponderExcluirOBRIGADA.
GOSTARIA DE MODELOS DE ATIVIDADES, COMO TRABALAR A GRÁMATICA EM SALA DE AULA CONTEXTUALIZADA.
ResponderExcluirOBRIGADA.
Se você puder me ajudar favor enviar para: joananda@hotmail.com
Grata,
Joelma
sou professora iniciante do ensino fundamental do sexto ao setimo ano precisando de ajuda como trabalhar a gramatica contextualisada por favor peço oriantações.
ResponderExcluirdamyscavalcante@gmail.com
ooooi,aoorei beem informando mas podia por ums exercicios fora isso tudo bem beeeeeijo :D
ResponderExcluirsou professora iniciante do ensino fundamental do sexto ao setimo ano precisando de ajuda como trabalhar a gramatica contextualisada por favor peço oriantações
ResponderExcluiruiara_uzl@hotmail.com
sou professora iniciante do ensino fundamental do sexto ao oitavo ano precisando de ajuda como trabalhar a gramatica contextualisada e redação por favor peço oriantações.
ResponderExcluircristiane_rodrigues@oi.com.br
gostaria de ver algumas sugestões como trabalhar dificuldades de leitura e escrita.
ResponderExcluirMuito obrigada pelas informações que foram de muita importância para o desenvolvimento do meu plano bimestral. Sempre que puder nos envie mais.
ResponderExcluirAlguém pediu uma dica para trabalhar livros literario no fundamental, tenho trabalhado um projeto que tem dado certo.
ResponderExcluirO projeto é para os quatros bimestres;
O aluno esclhe o livro ; no final do bimestre deverá apresentar na sala a historia lida. Por escrito, uma analise extraindo, enredo foco narrativo, tempo,espaço e uma pequena analise critica com pelo menos de quatro linhas . Normalmente aproveito 30% como nota bimestral. Aprincipio parece crucial para os alunos ,mas dentro de pouco tempo eles empolgam com as historias uns dos outros e começam a trocar as leituras .E passam a ler por prazer .Pode fazer que da certo.
zelia....
Eu nao achei o que eu queria mas o sait e muito bom
ResponderExcluirSou usuária do blog e sempre encontro algumas sugestões p/ ajudar nas minhas aulas de português, 6o ao 9o ano. Obrigada!Sônia
ResponderExcluirExcelente ajuda!!! Aos colegas que querem a organização por mês, observem que está organizado por unidade. Como planejamento é flexível, vamos nos adequando. Obrigada!!!!
ResponderExcluireu gostaria de saber sugestoes de como acabar com os problemas de mau interpretacao de textos.
ResponderExcluircomo a preposição pode dar uma ideia de modo
ResponderExcluircomo eu posso distinguir objeto direto de indireto
Excelente ajuda! Adorei o site...
ResponderExcluirnão me ajudou em nada
ResponderExcluir