Plano de Curso (básico) – 6ª série – 7º ano - Ensino Fundamental - Língua Portuguesa.

Conteúdo Programático: (grade curricular).

1º bimestre.

Gramática

- Revisão:
- Determinantes do substantivo
- Flexões especiais do substantivo
- Revisão
- Tempos e modos verbais
- Advérbio
- Revisão
- Pronomes possessivos, demonstrativos e de tratamento
- Pronomes indefinidos, relativos e interrogativos.

- Revisão
- Acentuação das palavras proparoxítonas
- Acentuação das palavras oxítona
- Acentuação das palavras paroxítonas.

Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.

A personagem no texto narrativo.

- Tira HQs ( Revisão)
- Mito ( reescritura)

O tempo no texto narrativo.
- História de Aventuras ( narrativa)
- Notícia.

2º bimestre
Gramática
- Verbo I
- Verbo II
- Verbo III
- Elementos de ligação – preposição.
- Acentuação dos monossílabos tônicos
- Acentuação do i e u nos ditongos abertos e hiatos

Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.

Descrição de personagem e de cenário.
- Apresentação de personagem
- Descrição de personagem
- História de Aventura.

A entrevista
- Entrevista
-Perfil.

3º bimestre
Gramática

- Elementos de ligação – conjunção
- Mudanças de Classe Gramatical
- Da morfologia para a sintaxe
- Sujeito e predicado
-Concordância verbal I

- Emprego do x e do ch
- Emprego do e ou i, e e ou ei .

Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.

Estrutura do texto expositivo
- Texto didático
- Artigo expositivo

Componentes básicos da argumentação
- Coluna
- Carta argumentativa.

4º bimestre
Gramática
- Tipos de sujeito
- Concordância verbal II
- Verbos de ligação
- Predicativo
- Transitividade verbal: objeto direto e indireto
- Adjunto adnominal
- Adjunto adverbial

- Emprego do o ou u, e do u , l ou o.
- Emprego do j ou g .

Interpretação de texto, tipologia textual, leitura e produção de texto - redação.

A imagem na poesia
- Poema I
- Poema II

Os apelos da publicidade
- Anúncio publicitário I
- Anúncio publicitário II

Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na foram oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.

Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música

Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.

26 comentários:

  1. Gostaria de saber sobre habilidade e estratégia no palno de curso do sexto e sétimo ano de língua portuguesa.

    Obrigada....Liene Martins

    ResponderExcluir
  2. Excelente,principalmente para quem esta começando a dar aula.
    Lembrando para todos que esse plano pode ser adptado na realidade das salas de aula.Já que temos discentes na 7° série q nao sabem ler.

    ResponderExcluir
  3. eu queria saber mais vcs mostram pouca coisa

    ResponderExcluir
  4. gostaria que o plano fosse dividido por meses

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES!
    FORAM BASTANTE ÚTEIS.[TEM GENTE QUE ACHA POUCO]

    MAIS QUE ISSO... É DAR AULA EM NOSSO
    LUGAR COLEGAS!

    DESDE JÁ,
    UM ABRAÇO E BOM 2010!

    ResponderExcluir
  6. Olá!! gostaria que vcs enviassem planos de aula de como trabalhar com obras literárias, indicando como analisar, o que cobrar dos alunos após a leitura de uma obra - romances, contos, nas séries finais do ensino fundamental II.

    ResponderExcluir
  7. Adorei o site; nos ajuda muito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. oi este site é maravilhoso. parabens!!!!

    ResponderExcluir
  9. eu não gostei muito deste site, ele deichou a desejar, acho até que da pra melhorar, mas de muitos outros que eu já entrei este foi o melhor mas têm que melhorar. desde já eu agradesso a compreensão

    ResponderExcluir
  10. O plano está excelente, pois, temos discentes na 6ª série que ñ sabem ler e nem escrever,aí está o plano a ser execultado em turmas assim !!!!

    ResponderExcluir
  11. GOSTARIA DE MODELOS DE ATIVIDADES, COMO TRABALAR A GRÁMATICA EM SALA DE AULA CONTEXTUALIZADA.
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  12. GOSTARIA DE MODELOS DE ATIVIDADES, COMO TRABALAR A GRÁMATICA EM SALA DE AULA CONTEXTUALIZADA.
    OBRIGADA.
    Se você puder me ajudar favor enviar para: joananda@hotmail.com

    Grata,
    Joelma

    ResponderExcluir
  13. professora damiana28 de maio de 2010 09:37

    sou professora iniciante do ensino fundamental do sexto ao setimo ano precisando de ajuda como trabalhar a gramatica contextualisada por favor peço oriantações.
    damyscavalcante@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. ooooi,aoorei beem informando mas podia por ums exercicios fora isso tudo bem beeeeeijo :D

    ResponderExcluir
  15. sou professora iniciante do ensino fundamental do sexto ao setimo ano precisando de ajuda como trabalhar a gramatica contextualisada por favor peço oriantações
    uiara_uzl@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. sou professora iniciante do ensino fundamental do sexto ao oitavo ano precisando de ajuda como trabalhar a gramatica contextualisada e redação por favor peço oriantações.
    cristiane_rodrigues@oi.com.br

    ResponderExcluir
  17. gostaria de ver algumas sugestões como trabalhar dificuldades de leitura e escrita.

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigada pelas informações que foram de muita importância para o desenvolvimento do meu plano bimestral. Sempre que puder nos envie mais.

    ResponderExcluir
  19. Alguém pediu uma dica para trabalhar livros literario no fundamental, tenho trabalhado um projeto que tem dado certo.
    O projeto é para os quatros bimestres;
    O aluno esclhe o livro ; no final do bimestre deverá apresentar na sala a historia lida. Por escrito, uma analise extraindo, enredo foco narrativo, tempo,espaço e uma pequena analise critica com pelo menos de quatro linhas . Normalmente aproveito 30% como nota bimestral. Aprincipio parece crucial para os alunos ,mas dentro de pouco tempo eles empolgam com as historias uns dos outros e começam a trocar as leituras .E passam a ler por prazer .Pode fazer que da certo.

    zelia....

    ResponderExcluir
  20. Eu nao achei o que eu queria mas o sait e muito bom

    ResponderExcluir
  21. Sou usuária do blog e sempre encontro algumas sugestões p/ ajudar nas minhas aulas de português, 6o ao 9o ano. Obrigada!Sônia

    ResponderExcluir
  22. Excelente ajuda!!! Aos colegas que querem a organização por mês, observem que está organizado por unidade. Como planejamento é flexível, vamos nos adequando. Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  23. eu gostaria de saber sugestoes de como acabar com os problemas de mau interpretacao de textos.

    ResponderExcluir
  24. como a preposição pode dar uma ideia de modo
    como eu posso distinguir objeto direto de indireto

    ResponderExcluir
  25. Excelente ajuda! Adorei o site...

    ResponderExcluir
  26. não me ajudou em nada

    ResponderExcluir

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.

O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.

Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.

- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.

- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.

- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin