Plano de Curso (simples) – 5ª série – 6º ano - Ensino Fundamental - Lingua Portuguesa.
Gramática.
- Língua e linguagem
- Variedades e registro
- Substantivo
- Família de palavras (formação de palavras)
- Sinais de pontuação.
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
A ação no texto narrativo.
- Crônica
- Narrativa
A organização do enredo.
- Conto
- Lenda
2º Bimestre
Gramática.
- Flexões do substantivo
- Determinantes do substantivo
- Adjetivo
- Flexões do adjetivo
- Fonema /S/ - regras gerais – s , s, c, ç, x, xc, z, sc, sç. AQUI
- Fonema /Z/ - s , z ou x – regras gerais OSO.
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
A Descrição
- Crônica
- Narrativa – Romance de Aventura
O Diálogo
- Diálogo
- Crônica com diálogo.
3º Bimestre
Gramática.
- Artigo
-Numeral
- Pronome I
-Pronome II
- S e Z nas terminações ÊS, EZ e ESA , EZA.
- Separação de sílabas
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
O texto expositivo
- Texto expositivo
- Artigo de opinião
A argumentação
- Artigo de opinião
- Apólogo
4º Bimestre
Gramática.
- Concordância nominal.
- Verbo I
- Verbo II
- Interjeição
- Sílaba tônica
- Verbos terminados em ISAR E IZAR.
Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.
Recursos da linguagem poética.
- Poema
- Poema narrativo.
Imagens que narram: a linguagem dos quadrinhos.
- História em quadrinhos
- tiras de HQs.
Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, nas formas oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.
Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música
Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.
16 comentários:
Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.
O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.
Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.
- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.
- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.
- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com
Gostaria muito poder entender o que o Estado quer que passemos aos alunos em aulas de leitura e produção de texto,pois não temos nada para nos ajudar pelo nem ao menos um plajamento como em Língua Portuguesa.Por favor oriente- me.Obrigada.
ResponderExcluirPode me escrever >dibaden2004@yahoo.com.br.
Parabéns pelo blog!
ResponderExcluirAcho que deverá ser adaptado ao CBC.
ResponderExcluirÓtimo site! Dá uma visão geral de planejamento sem induzir esse ou aquele livro-texto (sem marketing de editoras). Obrigado! Aqui disponibilizo meu e-mail para conversas sobre aulas de inglês (principalmente) e português. Adoro dar aulas, odeio burocracia e papelada. Contact: eddie_ondo@hotmail.com
ResponderExcluirprocurem livros de Beatriz Citelli, trata sobre a leitura e produção textual... é excelente!
ResponderExcluirquando pesso na net um plano de aula,mostarm-me um plano de curso, isso prova que as pessoas que postam isso na net nao tem noção nenhuma do que querem
ResponderExcluirAcredito eu que todo educador seja um pesquisador gostei bastante das informações que busquei pois é muito bom quando encontramos o que buscamos principalmente para o nosso crescimento. Márcia
ResponderExcluirAdorei!Era exatamente o que procurava, um plano de aula sem muito enfeites que acabam virando só teorias.
ResponderExcluirobrigada pela ajuda
ResponderExcluirSe vocês clocassem um modelo de plano de aula de portugues da 6 série eu ficaria feliz ,pois começei a lecionar e naõ tenho experiência.
ResponderExcluirEi anônimo! 1ª pessoa do presente do indicativo "peço" e não "pesso". Gostei muito do planejamento. Parabéns ao blog.
ResponderExcluirobrigada pela ajuda!!!!
ResponderExcluirestar igual ao meu assunto do ano letivo,do colegio e curso decisao em:JOAO PESSOA
gostaria de saber como que fasso para fazer esse curso pois estou precisando
ResponderExcluirGostei muito,continue assim.
ResponderExcluirobg pela ajuda,os que reclamam do que acham aqui deveriam fazer melhor.
ResponderExcluirminha filha está no 6° ano do fundamental em uma escola municipal em Jaboatão dos Guararapes e agora que está no adjetivo, não sabe nem o que significa explico o que entendo e o que lembro, ela não diz a prof. que não entendeu e fica sem saber e mesmo que peça e difícil que a prof. repita. péssimo os ensinamentos governamentais.
ResponderExcluir