Plano de Curso (simples) - 8ª série - 9º ano - Ensino Fundamental - Língua Portuguesa.

Conteúdo Programático (grade curricular).

1º Bimestre:
Gramática.
- Morfossintaxe
- Orações subordinadas (revisão)
- Conjunção coordenativa
- Orações coodenadas

- Alguns casos de locuções prepositivas
- Alguns casos de conjunções conjuntivas
- Apóstrofo
- Grafia de nomes próprios

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

A construção do humor
- Crônica de humor (I)
- Crônica de humor (II)

A construção da verossimilhança
- Conto de mistério
- História de ficção científica


2º Bimestre
Gramática.
- Pontuação nas orações subordinadas e coordenadas
- Colocação pronominal
- Concordância nominal

- Emprego de porque, porquê, por que, por quê.
- O fonema /S/ : se ou sse, isse, ou ice

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

Diferentes modos de descrição
- Relato de viagem - observador em movimento
- Relato de viagem – cenário em movimento

Elementos do debate
- Debate (I)
- Debate (II)

3º Bimestre
Gramática.

- Regência verbal
- Regência nominal
- Crase (I)
- Crase (I)

- Emprego de artigos definidos e indefinidos
- Emprego dos pronomes demonstrativos

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

Estruturas do texto expositivo
- Texto expositivo

O texto argumentativo
- Artigo de opinião (I)
- Artigo de opinião (II)

4º Bimestre
Gramática.

- Figuras de linguagem (I)
- Figuras de linguagem (II)
- Estrutura das palavras
- processos de formação das palavras

- Ortoépia
- Prosódia
- Emprego do hífen
- Poema visual

Interpretação de texto, tipologias textuais, leitura e produção textual.

O espaço e a forma no poema
- Anúncio usando recursos poéticos

Os recursos da linguagem publicitária
- Anúncio publicitário (I)
- Anúncio publicitário (II)

Objetivos gerais:
Propiciar ao aluno que desenvolva a capacidade de dominar a Língua Portuguesa em diferentes contextos e situações do cotidiano, na forma oral e escrita, dando ênfase à importância da interdisciplinaridade.

Estratégias de Ensino:
-Aulas expositivas; orais e escritas,
- Vídeos
-Leitura de textos diversificados
- Música

Formas de Avaliação:
- Produção de texto ( redação)
- Pesquisa
- Seminário
- Provas e testes
- Observação cotidiana
- participação em aula.

17 comentários:

  1. voçes tem que colocar materia escrita,tipo um livro virtual....

    ResponderExcluir
  2. peço que envie modelo de ficha de acompanhamento de A/C de 5ª a 8ª serie. pois estou começando agora. Diretora de escola

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog!
    Nota 10!!!!!!!!!!!!!!!!\o/

    ResponderExcluir
  4. Peço a vocês que me enviem modelo de planejamento de aula da disciplina portugues de 5 e 7 série,pois tõ começando agora.

    ResponderExcluir
  5. Preciso de planejamentp de aulas de português da 8série

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, achei muito pobre!

    ResponderExcluir
  7. barrrrrrrrrrrrrrraaaaaaabbeeennsss.nnnnnnnootttaaa8

    ResponderExcluir
  8. MATURANA diz que a educação é mutua e aprendemos sempre quando estamos compartilhando informações, por isso temos de estudar

    ResponderExcluir
  9. mooaravilhosoooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  10. peço q me mande o conteudo da gramatica do 8 e 9 ano.

    ResponderExcluir
  11. affs minha professora nao sabe explicar, eu procurando na net aprendo bem mais facil mas o problema é que quando eu precizo de uma informação importante eu nao acho na net. alguem sabe um site de portugues q tem o conteudo de 8ª série(9ºano)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo blog, foi-me muito útil!

    ResponderExcluir
  13. só uma ideia:faz uma postagem sobre o uso da ç (não sei se já tem ou não) Tem pessoas necessitando dessa aula, afinal "voçe" assim é triste de ver.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. site maravilhoso,gostaria de pedir o plano de aula para as séries do ensino médio,obg!

    ResponderExcluir
  15. Para o anônimo que disse que a professora não sabe explicar:
    Você talvez seja desse(a)s vagabundo(a)s que vão para a sala de aula encher o saco e bagunçar. Prova disso é você ter escrito "precizo". Será que é preciso no nono ano a professora explicar que preciso é com s e não com z ? Paciência ! Tapado(a) !

    ResponderExcluir
  16. Triste mesmo é ver os comentários escritos de forma incorreta em um site da língua portuguesa.

    ResponderExcluir

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.

O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.

Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.

- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.

- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.

- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin