Redação/Produção Textual - Funções da Linguagem.

Funções da Linguagem: todo texto tem uma função , um objetivo. Portanto, quando se usa a linguagem, ela exerce uma função.

As "funções da linguagem" são:

1. Função referencial: referente (de quem ou do que se fala) é o objeto ou situação do qual a mensagem fala. A função referencial privilegia justamente o referente da mensagem, buscando transmitir informações objetivas sobre ele. Essa função é predominante nos textos de caráter científico e é predominante nos textos jornalísticos.

2. Função emotiva: é a função mais usada em poesias, em depoimentos pessoais, etc. Por meio dessa função, o emissor (quem fala) imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoções, avaliações, opiniões. É a função predominante nos textos subjetivos, que emitem a opinião do autor. O leitor sente no texto a presença do emissor (quem fala).

3. Função conativa ou apelativa: é a função certa para convencer o receptor (com quem se fala) a fazer o que o emissor (falante) quer. Essa função procura organizar o texto de forma a que se imponha sobre o destinatário (ouvinte) da mensagem, persuadindo-o, seduzindo-o. Nas mensagens em que predomina essa função, busca-se envolver o destinatário com o conteúdo transmitido, levando-o a adotar este ou aquele comportamento. É a função usada nos textos injuntivos , a mensagem é organizada em forma de ordem,chamamento,apelo ou súplica.

4.Função fática: é a função usada para testar ou manter o canal de comunicação. A palavra "fático" significa “ruído, rumor”. Foi utilizada inicialmente para designar certas formas que se usam para chamar a atenção (ruídos como psiu, ahn, ei). Essa função ocorre quando a mensagem se orienta sobre o canal de comunicação ou contato, buscando verificar e fortalecer sua eficiência.
5. Função metalinguística: quando a linguagem fala sobre si mesma, transformando-se em seu próprio referente, ocorre a função metalingüística. Isto é, a palavra explicando a palavra. Um exemplo da função metalinguística é o Dicionário, pois se tem palavra explicada por outras palavras.

6. Função poética: é o uso artístico da palavra, a mensagem é elaborada de forma inovadora e inusitada, utilizando combinações sonoras ou rítmicas, jogos de imagem ou de idéias, temos a manifestação da "função poética" da linguagem. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários.
Exemplos do uso das palavras com a função poética:
" Água mole em pedra dura tanto bate até que fura."
" Quem casa, quer casa"
" Aos trancos e barrancos"

Nenhuma das Funções da linguagem é usada isoladamente, de modo geral, acontece a superposição de várias funções em um mesmo texto. Há, porém, aquela que predomina no texto, se sobressai, desta forma pode-se identificar a finalidade, o objetivo principal do texto.

Matéria constante na Grade Curricular do 1º ano do Ensino Médio AQUI

O artigo foi útil? Deixe um comentário ou uma sugestão ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.

O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.

Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.

- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.

- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.

- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin