Festa Junina: origem do nome do doce pé-de-moleque.

Nada mais típico das Festas Juninas do que suas comidas - que por sinal lembram as iguarias feitas pelas "baianas" típicas.

Uma curiosidade a respeito da origem do nome desse delicioso doce feito de amendoim, açucar e, as vezes, uma pitada de canela. Se realmente é essa a origem do nome, eu não tenho certeza, mas faz sentido.

Diz-se que a origem do nome desse doce vem dos tempos do Império, tempo em que as "baianas vestidas à caráter" ficavam com seus tabuleiros vendendo , cocadas e outras delícias nas praças. Quando as baianas se distraim atendendo algum freguês, os moleques "pegavam" doce e saim correndo. As bainas então gritavam: Pede, moleque, pede, moleque! Alertando aos moleques de que eles não precisam fazer aquilo, que bastava pedir o doce.

Dizem que os gritos das bainas terminaram por ter seu significado transformado e virou o nome do doce: "Pé-de-moleque"

Receita culinária do pé-de-moleque AQUI

O artigo foi útil? Deixe um comentário, sugestão ou colabroação, sugerindo outros assuntos ;)

3 comentários:

  1. qual é a origem do nome:FESTA JUNINA?

    ResponderExcluir
  2. "No Brasil, recebeu o nome de junina (chamada inicialmente de joanina, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais se oriundam as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

    A festa de São João brasileira é típica da Região Nordeste. Por ser uma região árida, o Nordeste agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica e a pamonha.

    O local onde ocorre a maioria dos festejos juninos é chamado de arraial, um largo espaço ao ar livre cercado ou não e onde barracas são erguidas unicamente para o evento, ou um galpão já existente com dependências já construídas e adaptadas para a festa. Geralmente o arraial é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro ou bambu. Nos arraiás acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos matutos."

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina

    ResponderExcluir

Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.

O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.

Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.

- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.

- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.

- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com

Blog Widget by LinkWithin