DICAS: Como elaborar um PLANO DE AULA para qualquer disciplina.
Observação: Essas dicas são só uma sugestão para auxiliar aos estudantes de licenciatura a terem um ponto de partida. Certamente é preciso elaborar melhor para que se adeque aos seus objetivos específicos.
Os OBJETIVOS englobam seis grandes áreas:
• Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo, mais ou menos cinco
COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO, mais ou menos três.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO
– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e
- EIXO TEMÁTICO quando for somente de uma parte/capítulo.
METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica -Vice-Versa -, exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).
AÇÃO DIDÁTICA – Separada por momentos, descreve de maneira breve o que vai ser trabalhado em sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO, mais ou menos três.
Exemplo:
Primeiro Momento
Segundo Momento
Terceiro Momento
HABILIDADES – É o que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os vocábulos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.
AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR – CANTA, mais ou menos três.
BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.
(O RE significa tudo que vai reafirmar, por exemplo, se a palavra a ser usada é "Organizar" e se por acaso vc for usar "REorganizar", aí esta palavra começada com RE tem que obrigatoriamente ver fechando o plano ou o itém do plano. Igual o "REafirmar".
O artigo foi útil? Deixe um comentário ou uma sugestão ;)
27 comentários:
Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.
O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.
Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.
- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.
- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.
- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com
ADOREI ESSA SUGESTÃO. SERÁ MUITO ÚTIL PARA MIM. LIVIA.
ResponderExcluiramei pois ás vezes temos dificuldades em preparar conteudo que condiz à idade de cada aluno e seu contexto. As dicas são muito importantes tanto para mim como para qualquer professor com mais experiencias na área de ensino aos nossos jovens. beijos. muito obrigada. Ângela.
ResponderExcluirExelente a idéia.Com o labor diário e mesmo usando no dia a dia deerminados conhecimentos às vezes existem dificuldades na compreensão de determinados termos técnicos numa linguagem mais recente da pedagogia.
ResponderExcluirAchei muito bom! Realmente tenho dificuldades qdo o professor nos solicita o plano de aula! Está muito claro, objetivo, valeu obrigada!
ResponderExcluirMaria Luiza/SP
Excelente sugestão de plano de aula!
ResponderExcluirSe permitir, gostaria de deixar uma sugestão para o próximo artigo: como utilizar gêneros textuais (especialmente os que têm muitos traços culturais, como por exemplo as músicas) para ensinar português como língua estrangeira para crianças e adolescentes? Se puder me ajudar...
Obrigada!
Isabelle (Belém-Pa/Guiana Francesa)
Excelente Blog, fico feliz em presenciar professores das diversas disciplinas se utilizando das novas tecnologias para transmitir informações tão fundamentais para o dia-a-dia do docente.
ResponderExcluirBem, a minha dificuldade é por ser docente na área de tecnologia da informação, pelas constantes mudanças de tecnologia me vejo na necessidade de alterar o meu plano de aula
para atender uma clientela de alunos casa vez mais exigente, logo se o docente não se atualizar "fica para traz" literalmente.
Alguma sugestão neste sentido?
Obrigado
Donizete
www.blogossfx.blogspot.com
estou cursando licenciatua em biologia,estou com muita dificuldade de elaborar um plano de aula, o que devo fazer
ResponderExcluirPreciso fazer um plano de aula sobre:
ResponderExcluir- Posições corretas da coluna na hora de administrar banho no leito.
Gostaria de um exemplo
e mail
juersantanna@hotmail.com
Nelson aluno do Hlka:O plano de aula poderia vir mais detalhado para auxilio de tantos alunos que estão chegando agora Itaboraí 12/11/2009
ResponderExcluirmuito obrigada era o que estava procurando.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEssa dicas são ótima, os alunos de licenciatura das áreas não pedagógicas tem muita dficuldades em fazer planos de aula, obrgido mesmo.
ResponderExcluirFiquei feliz em poder acessar esta matéria que veio de encontro aquilo que eu estava precisando.
ResponderExcluirEstas dicas são ótimas!!pois fazer plano de curso sempre seixa muitas dúvidas.
ResponderExcluirAdorei as dicas,elas irão me ajudar bastante nos estudos acadêmicos.
ResponderExcluiradoreiiiii
ResponderExcluiramei essa dica de plano deaula,tenho dificuldades mais agora esclareu as minhas dúvidas.
ResponderExcluirÓTIMO!
ResponderExcluirPARABÉNS!
OBRIGADA!
Um muito, essas dicas tiraram muitas dúvidas que eu tinha, obrigada!
ResponderExcluirGostei muito dessas dicas, estou no ensino fundamental e uma das atividades passadas para mim e meus colegas foi de dar uma AULA para a sala... e esses objetivos de planejamento de aula me ajudaram mto... OBRIGADO!!!
ResponderExcluir
ResponderExcluirEste tipo de trabalho é muito interessante pois só vem contribuir com a nossa prática pedagógica.
Parabéns!Valeu,gostei mesmo!
Lourdes Maria
Muito bom este material , ele é pratico e direto e responde as questões básicas de um plano de aula. mUito obrigado
ResponderExcluirAmei as dicas, preciso preparar um plano de aula para o portifólio de meu curso denpedagogia, confesso q estava um pouco perdida pois ainda não atuo na aula, mas agora clareou um pouco minhas idéias. Obrigada!
ResponderExcluirAmei as dicas, preciso preparar um plano de aula para o portifólio de meu curso denpedagogia, confesso q estava um pouco perdida pois ainda não atuo na aula, mas agora clareou um pouco minhas idéias. Obrigada!
ResponderExcluirGostei muito, você, é simplismente o maior!!!
ResponderExcluirGOSTEI MUITO, MUITO MESMO DE SEUS ARTIGOS!!
ResponderExcluirFOI MUITO ÚTIL PARA MINHA PRÁTICA DOCENTE.
MUITO OBRIGADA.
MARIZA GUIMARÃES
FOI MUITO BOM.
ResponderExcluir