Prosódia - Regras de acentuação gráfica das palavras - Acento gráfico.
Inicialmente, devemos esclarecer que, para entender melhor o assunto exposto aqui, temos de saber o que é prosódia: é a parte da fonética que tem por finalidade a exata acentuação tônica das palavras.
Você, porventura, sabe por que acentuamos graficamente algumas palavras e outras não?
A resposta é muito simples: toda palavra de nossa língua tem sua sílaba tônica natural. A palavra casa, por exemplo, é paroxítona, pois a sílaba tônica dessa palavra é a penúltima, mesmo não sendo acentuada graficamente, é ca é a silaba pronunciada "com mais força" ao falarmos. Como essa é a prosódia natural da palavra casa, não há necessidade de acento gráfico.
Quando, no entanto, há um desvio da prosódia natural - a palavra açúcar, por exemplo - , há necessidade do acento gráfico, pois houve um desvio da prosódia natural da palavra, que, em rigor, deveria ser açucar (oxítona). Como está oficialmente consagrada e dicionarizada a pronúncia açúcar (paroxítona), devemos, então, marcar o desvio da tonicidade, isto é, da prosódia natural da palavra com um acento gráfico.
Com base nesse princípio, estabeleceram-se, então, as regras gerais de acentuação gráfica das palavras em Língua Portuguesa, que são as seguintes:
1) Acentuam-se todas as palavras monossílabas tônicas terminadas em:
-a(s), -e(s), e -o(s).
Ex,: já, pá, pé, vê, vês. nó, só, etc.
Obs.: Não se acentuam as palavras monossílabas tônicas terminadas em i(s) e u(s), tais como em si,. ti, cru, etc.
2) Acentuam-se graficamente as palavras oxítonas terminadas em:
-a(s), -e(s), -o(s), -em e -ens.
Ex.: fubá, xarás, café, você, avó, avô, armazém, armazéns, parabéns, etc.
Obs.: Não se acentuam graficamente as palavras oxítonas terminadas em i(s) e u(s), como em caqui, aqui, tatu, cajus, Itu, etc.
As formas verbais terminadas em -a, -e ou -o, sejam elas monossílabas tônicas ou oxítonas, seguidas de -la, -lo, -las e -los, são acentuadas normalmente: dá-la, fazê-lo, informá-los, etc.
3) Acentuam-se graficamente todas as palavras paroxítonas não terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens e am.
Ex.: açúcar, fácil, líder, éden, órfã, ímã, júri, vírus, álbum, bíceps, látex, etc.
Essa regra nos mostra que todas as palavras paroxítonas que não possuem as terminações mencionadas não recebem acento gráfico.
Estão fora dessa regra, no entanto, os prefixos terminados em -r e -i: anti-heroi, semi-habilitado, hiper-rápido, super-heroi, etc.
4) Acentuam-se graficamente todas as palavras paroxítonas terminadas em ditongo, quando este é representado graficamente..
Ex.: água, óleo, família, notícia, carícia, cárie, história, série, matéria, etc.
ATENÇÃO; observe que estamos falando em ditongos representados graficamente, como em notícia, por exemplo. Estão de fora dessa regra, portanto, ditongos como jovem, falam, que só ocorrem na fala.
5) Acentuam-se graficamente todas as palavras proparoxítonas.
Ex.: lâmpada, célula, cédula, rápido, gramática, pétalas, etc.
Obs.: Como foi dito, os ditongos crescentes, em final de sílabas, podem ser separados na divisão silábica: tanto pode ser his-tó-ria, como his-tó-ri-a;. sé-rie, como sé-ri-e. No primeiro caso (his-tó-ria), classificamos tais palavras como paroxítonas terminadas em ditongo crescente; no segundo caso (his-tó-ri-a), dizemos que são proparoxítonas relativas ou eventuais.
6) Acentuam-se graficamente as vogais i e u tônicas, quando aparecerem depois de outra vogal (formando hiato), sozinha em uma sílaba, acompanhada ou não de s.
Ex.: saúde, saída, faísca, jaús, etc.
Esta última regra possui uma única exceção: se a vogal i do hiato, isolada na sílaba, vier seguida de nh, não deve receber acento gráfico. Isso quer dizer que palavras como rainha, bainha, campainha, moinho, etc. não recebem acento gráfico.
Deve-se, ainda, esclarecer que a repetição também de tais vogais em uma palavra, formando hiato, dispensa o acento gráfico, como em xiita e juuna.
7) Os verbos ter e vir possuem as formas do plural da 3ª pessoa do presente do indicativo com acento gráfico, para diferençar das formas do singular.
Ex.: Ele tem pouco dinheiro.
Eles têm pouco dinheiro.
Ela vem regularmente à minha loja.
Elas vêm regulaemente à minha loja.
____________________________________________________
O artigo foi útil? Deixe um comentário, uma sugestão ou contribua nos enviando atividades para serem compatilhadas com os colegas por aquis - As atividades podem ser enviadas para o e-mail simplesmenteportugues@gmail.com ;)
20 comentários:
Nem todo o material contido neste espaço foi produzido pela equipe do Blog. Grande parte do que está exposto aqui foi encontrado na internet, e está disponível a todos que têm acesso à web, dificultando assim a conferência da autoria.
O que fazemos é coletar e organizar material que já está publicado e público na web.
Caso você tenha conhecimento e comprovação sobre a autoria de algum material, nos comunique pelo e-mail simplesmenteportugues@gmail.com, para que possamos colocar a devida autoria. Não levaremos em consideração comentários anônimos.
- Deixe sua dúvida, sugestão ou colaboração.
- O espaço ainda está em construção, por isso, qualquer sugestão de melhoria ou correção é muito bem-vinda.
- Caso deseje ver suas atividades publicadas aqui, pode enviá-las para o e-mail: simplesmenteportugues@gmail.com
fdssssssssss
ResponderExcluirNossa, como uma pessoa "entra" numa página como esa para deixar um comentário idiota como o do anônimo? Que ser inútil!!!
ResponderExcluirO material é ótimo PARA quem tem mais o que fazer.
Esclareceu várias dúvidas !!!
ResponderExcluiradorei o blog
Com a nova regra ortográfica, os verbos ter e vir que aparecem no número 7, recebem acento diferencial? É que vi em algum lugar que TÊM, perdeu o acento! Muito bom o blog! Parabéns!
ResponderExcluirLandis, o verbo ter na terceira pessoa do plural continua com o acento diferencial. O verbo que perdeu o acento diferencial foi o "pára".
ResponderExcluiraiin gente,adorei mt bom ! bjkssssssssssss
ResponderExcluirNossa ! me ajudou muito,obrigada mesmo!PARABÉNS pelo conteúdo completo
ResponderExcluirBeijos e muito obrigada . :)
báá vc me ajudou d+ tirei 78 numa prova,ESTUDANDO SÓ AQUI
ResponderExcluirmt mt mt obrigada , bjs.
obrigado tirei todas as minhas duvidas !
ResponderExcluirAi obrigadooo !
ResponderExcluirtiro minhas duvidas e me ajudou no trabalho !
muito bom ensina muito bem.
ResponderExcluirGostei mto do resumo, obrigada.
ResponderExcluirAmei esse blog... Vai me ajudar bastante na minha lição de casa!!!
ResponderExcluirO sistema de acentuação gráfica da Língua Portuguesa segue como princípio o seguinte parâmetro:
ResponderExcluirALTERNATIVAS
Nível de frequência: acentuamos as palavras mais ocorrentes na Língua Portuguesa.
Nível de estrangeirismo: acentuamos, em geral, palavras de origem estrangeira e, portanto, não relacionadas diretamente ao latim.
Nível de economia: acentuamos apenas os casos mais raros da Língua Portuguesa.
Nível de praticidade: acentuamos apenas as palavras cuja sílaba tônica é de tal modo destacada que evita qualquer tipo de confusão por parte do falante.
valeu!!!!!!
ResponderExcluirmuito obrigado valeu
ResponderExcluirTem muita coisa errada nesta matéria. Façam uma revisão.
ResponderExcluirOTIMO AJUDOU-ME BASTANTE
ResponderExcluirO Material é excelente! Me ajudou bastante!
ResponderExcluirNágela Soares
isto ja e a nova regra ?
ResponderExcluir